‘Agradeço pela vida dos meus filhos’, diz vendedora de tacacá, que perdeu tudo após incêndio causado por vela acesa em Belém

Foto: Reprodução/TV Liberal

“Só tenho a agradecer a Deus por ter conseguido salvar meus filhos, é o que eu mais me importo”, diz a vendedora de tacacá Carina dos Santos Melo, que perdeu tudo após a casa de madeira, onde morava de aluguel, ser destruída por incêndio na madrugada deste sábado (19) no bairro do Marco, em Belém- veja como ajudar ao final da reportagem.

O fogo começou após uma vela cair em um colchão por volta das 3h. A família estava com a energia elétrica cortada há uma semana, e por isso usava velas para iluminar a casa. A área também estava sem abastecimento de água no momento do incêndio. Ninguém saiu ferido.

Entre os pertences, só deu tempo de salvar o botijão de gás. Outros dois imóveis também foram atingidos. Os bombeiros chegaram cerca de 30 minutos após serem acionados e controlaram as chamas.

“Tive que usar a vela, mesmo que em um prato grande, não sei como foi que aconteceu, só acordei com meu filho me chamando, avisando que o colchão pegava fogo, nem água tinha na hora”, relata.

As chamas assustaram os moradores na passagem São Marcos, entre as travessas Estrella e Timbó.

Carina Melo morava com o companheiro, e cinco filhos com idades de 4 a 14 anos, na casa. Eles saíram de Salinópolis, no nordeste do Pará, para viver em Belém, onde se mantém com a venda de tacacá na rua.

Após o incêndio, a família passou a madrugada na rua, até que recebeu a ajuda de vizinhos e foi abrigada. Os moradores também se mobilizaram para ajudar com doações.

“Falei com a defesa civil e nos disseram que só viriam na segunda-feira, a gente não tinha lugar para ficar e disseram que a prefeitura não tem abrigo”, conta Carina, que perdeu a casa, dinheiro, documentos, celular. Até a bicicleta usada nas vendas de tacacá foi atingida.

“Mesmo assim, vamos recomeçar a batalha vendendo tacacá na rua. O importante é a vida das crianças. Só agradeço também aos vizinhos que estão nos ajudando também, pretendo continuar a vida”.

Em nota, a Comissão de Defesa Civil de Belém disse que recebeu do Centro Integrado de Operações, às 10h deste sábado, as informações sobre o incêndio.

Segundo a nota, a equipe técnica iniciou levantamento da situação e atendimento às famílias atingidas.

Já o Corpo de Bombeiros afirmou que “logo que foi informado da ocorrência deslocou equipes para o local do incêndio” e que “a corporação reitera que todos os esforços foram empregados para conter as chamas o mais rápido possível”.

Sobre a falta de água, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) disse que “o sistema que atende ao local esteve em funcionamento normal durante a madrugada, e não há registro de parada nas últimas 48 horas”. A Cosanpa informou ainda que uma equipe irá ao local verificar a situação.

Como ajudar

Moradores da travessa Estrella se mobilizaram para fazer doações à família, que ficou abrigada em uma casa vizinha.

Doações de roupas, alimentos, entre outros itens, podem ser feitas no local, nas proximidades da casa incendiada.

“Eles estão precisando de roupa, alimentos, panelas, pratos, essas coisas de casa, já que queimou tudo, e eles ficaram só com a roupa do corpo”, conta uma moradora.

Os contatos para ajuda são (91) 98190-4995 e (91) 99336-5474.

Por G1 Pará