Home BACANA NEWS Adnan explica sobre refinaria de ouro e verticalização de açaí e cacau no estado

Adnan explica sobre refinaria de ouro e verticalização de açaí e cacau no estado

Adnan explica sobre refinaria de ouro e verticalização de açaí e cacau no estado

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki nos contou hoje sobre a refinaria de ouro que Belém vai ganhar ( ler material completo sobre isso abaixo, retirado do Blog do Zé Dudu), e de outros investimentos que estão sendo feitos dentro do projeto PARÁ 2030.
Sobre a refinaria, duas empresas que tem mina em Novo Progresso escolheram uma área ao lado da Infraero para a construção da refinaria de ouro, segundo Adnan porque trata-se de local com segurança e alfandega, já que parte da produção poderá ser exportada.
Ele falou sobre a indústria do açaí e lembrou que a Frut Açaí e a Bony Achai estão prestes a industrializar o fruto no estado. A Frut esta fazendo isso atualmente em uma cidade em São Paulo e constrói agora nova unidade industrial em Mocajuba que vai gerar 200 empregos. A Bony tem unidade no Rio e terá outra em Igarapé Miri.
O PARÁ 2030 visa entre outras coisas ter produção verticalizada local, disse o secretario.
Segundo ele mais 8 industrias de açaí estão prestes a verticalizar aqui sua produção.
Ele lembrou também da Ocra Cacau da Amazônia, uma indústria de derivado de cacau ( manteiga, licor, pó de cacau ) que esta prestes a iniciar as atividades na rodovia do Tapana, próximo a Cerpa. Ali ela produzira o derivado de cacau para a indústria do chocolate. O cacau vem da região do Xingu de barco e se transforma aqui em matéria prima.
Adnan concluiu que a Secretaria continua buscando outras empresas que não apenas tirem a matéria prima do estado, mas que aqui verticalizem sua produção para gerar assim mais emprego e renda.

Refinaria de outro

A exportadora brasileira Omex Global e a belga Tony Goetz planejam construir no Pará, em até dois anos, a primeira unidade de refino de ouro da região Norte do Brasil, com capacidade anual para processar 20 toneladas do mineral, afirmou em entrevista à Reuters o gerente de Operações da Omex, Maurício Gaioti.

Nesta segunda-feira, ambas as empresas assinaram um protocolo de intenções para a construção da unidade. A partir de agora, segundo Gaioti, vão buscar a execução projeto, incluindo a escolha do terreno.

Com investimentos previstos de 10 milhões de dólares para a construção e expectativa de geração de 50 empregos, a fábrica será construída em Belém, na capital do Estado que está em ascensão no setor mineral. O montante será investido com recursos próprios.

“Nosso projeto vem em conjunto ao governo do Pará, que tem um projeto de verticalização do setor mineral no Estado, para potencializar a economia… transformar o Estado em uma referência”, afirmou Gaioti, por telefone, explicando ainda que a fábrica poderá atender outros Estados.

Gaioti destacou que o projeto já tem despertado o interesse de companhias da região e pontuou que representantes da mineradoras Eldorado Gold e a Serabi Gold estiveram na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções e são vistas como clientes em potencial.
Fonte Blog do Zé Dudu