Abril Azul: Shopping Metrópole Ananindeua realiza ação de conscientização sobre o autismo

Foto: Divulgação

Em alusão ao Abril Azul, mês de Conscientização sobre o Autismo, o Shopping Metrópole Ananindeua realizará no próximo sábado, 06/04, a partir das 16h, a ação “Diálogo Azul: Perspectivas Multidisciplinares sobre o Autismo”, voltada para famílias de portadores de autismo e o público em geral com o objetivo de proporcionar maior inclusão e informação sobre o assunto, trazendo visibilidade ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). Durante a ação haverá advogados à disposição do público para orientação jurídica gratuita.

A programação acontecerá a partir das 16h, na praça de alimentação do shopping (piso L3), e contará com orientação jurídica gratuita do escritório de advocacia Andrade e Côrtes, roda de conversa mediada pela jornalista e CEO da NM Comunicação, Norimar Muller, com especialistas da área da saúde e exposição da clínica de neuroreabilitação infantil, Neurohability e distribuição de 50 cordões do Autismo, utilizados na identificação.

Dentre os profissionais que participarão do evento estão a coordenadora estadual de políticas para o autismo, Nay Barbalho, a supervisora técnica da psicopedagogia, visita escolar e treino parental na Clínica Neurohability, Camila Ribeiro, o professor, terapeuta ocupacional e sócio fundador da Sense Kids Terapias Especializadas, Rafael Morais e o advogado especialista em direitos do autismo e sócio fundador do escritório Andrade e Côrtes, Kristofferson Andrade.

“Uma das maiores dificuldades das famílias de pessoas com TEA é o acesso a seus direitos. Por isso estaremos viabilizando o acesso a todas as informações necessárias, orientando e conscientizando a população. Como advogado e pai de autista me sensibilizo com todas essas famílias e procuro ajudar no que for possível”, destaca Kristofferson Andrade.

Para a superintendente do Shopping Metrópole Ananindeua, Renata França, promover um evento com essa temática é uma oportunidade de envolver o público de modo geral. “Além da informação, o que torna a conscientização mais eficaz é o engajamento do público em determinado assunto. Por isso o evento que estamos organizando tem esse intuito de proporcionar um ambiente onde as pessoas possam aprender umas com as outras e vivenciar um pouco da realidade das famílias e das pessoas com TEA”, ressalta Renata.

Iniciativas

O Shopping Metrópole Ananindeua tem tomado iniciativas que visam a conscientização e inclusão de pessoas com TEA, adotando práticas que proporcionam um ambiente mais agradável e adaptável. Uma das ações implementadas pelo shopping é o empréstimo gratuito de abafadores de ruído, um acessório muito utilizado por pessoas com autismo.

O empréstimo é feito no Espaço Família, localizado no piso L3, e para sua retirada é necessário apresentar documento de identificação ou cordão de identificação TEA e preencher o Formulário de Empréstimo.

Outra iniciativa é a distribuição gratuita de cordões TEA, ou cordão do Autismo, utilizado para identificar as pessoas com autismo e assim receberem um atenção diferenciada. “É um cordão que possui uma trava de segurança que se rompe sob pressão, evitando acidentes por sufocamento. Algo extremamente necessário e que faz toda a diferença para as famílias, garantindo a acessibilidade”, frisa Renata.

Além disso, o shopping também dispõe de sessões de cinema inclusivas através do “Cine Azul”, onde as luzes e os sons são diminuídos, possibilitando um ambiente acolhedor e inclusivo.

Serviço – “Diálogo Azul: Perspectivas Multidisciplinares sobre o Autismo” (Orientação jurídica gratuita, roda de conversa e exposição)

Dia: 06/04

Horário: a partir das 16h

Local: Entrada da Praça de alimentação do Shopping Metrópole (piso L3)