Segundo o Picky Eater – site da coach de saúde e autora sobre hábitos de alimentação Anjali Shah, a culinária italiana é a mais popular e a pizza é a refeição mais adorada do mundo. O Picky chegou a essa conclusão após estudo no qual foram analisadas hashtags do Instagram para determinar as culinárias e os tipos de refeições mais populares.
Além disso, outros dados foram usados para contabilizar o número de restaurantes por tipo de cozinha nas 50 cidades mais visitadas do mundo. A número 2 em popularidade é a culinária japonesa, seguida da indiana (3ª), a coreana (4ª) e mexicana (5ª).
A brasileira ficou na 21ª posição. Shah admite que a popularidade contabilizada por hashtags do Instagram pode direcionar os resultados para uma faixa etária mais jovem – afinal, essas gerações tendem a ser mais ativas nas redes sociais.
Mas todas as idades usam o Instagram, diz ela: segundo dados do Statista de janeiro de 2023, cerca de 31% do público da plataforma tem de 18 a 24 anos, 30% tem de 25 a 34 anos, 16% tem de 35 a 44 anos, 8% têm de 45 a 54 anos, 4% tem 55-64 anos e 3% tem 65 anos ou mais.
Depois da pizza, as refeições mais populares são o churrasco e o brunch. O número 4 é sushi, seguido de frutos do mar. Nas 50 cidades mais visitadas do mundo, os restaurantes chineses ocupam o primeiro lugar em número e representam uma média de quase 10% de todos os restaurantes.
Os italianos estão em segundo lugar (são quase 9% de todos os estabelecimentos), seguidos pelos indianos, representando uma média de 8% de todos os restaurantes. O estudo do Picky Eater também revela surpresas culinárias em algumas cidades. A culinária mais disponível em Amsterdã, por exemplo, é a francesa. Em Dublin, é a chinesa, representando 26% dos restaurantes.
Foto: divulgação