Foto: Reprodução/Redes Sociais
Por Tracy Costa, G1 Santarém
O município de Oriximiná, no oeste paraense, chegou na segunda-feira (6) a marca de 2.043 infectados pelo coronavírus, e 32 mortes em decorrência da doença. Mesmo assim, a prefeitura municipal publicou um decreto que prevê a flexibilização das atividades que estavam com restrições devido à pandemia. A reabertura gradual começa a valer a partir de quarta-feira (8).
No município, dentre as medidas restritivas, estavam em vigor o toque de recolher e a proibição da venda de bebidas alcoólicas, tudo isso, mediante a fiscalização dos órgãos de segurança para cumprimento das recomendações.
O decreto propõe um plano para a retomada das atividades públicas, econômicas e sociais, sendo que devem ser realizadas avaliações a cada 15 dias para acompanhar os impactos do processo de retomada.
A circulação de pessoas em vias públicas continua sendo limitada às necessidades consideradas essenciais e indispensáveis; continua proibido o funcionamento de casas de shows e afins, com previsão de retorno das atividades para 24 de agosto.
O porto de Oriximiná foto reaberto, sendo que as embarcações devem respeitar o limite máximo de 150 passageiros, no caso de viagens intermunicipais, e 50% da capacidade, para viagens interestaduais.
O secretário de planejamento municipal, Giovanni Farias explicou que foram utilizadas informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde e também da Secretaria de Segurança, que analisa aglomerações e a movimentação na cidade. “Isso fez com que o poder municipal pensasse na possibilidade de flexibilizar horários, para que o comércio volte, gradativamente, à normalidade. Sem deixar de dar atenção a testagem para detectar o vírus e também a distribuição de medicamentos”, disse.
De acordo com o documento, as fiscalizações para cumprimento das recomendações devem continuar, para que não haja um salto no número de casos de coronavírus em Oriximiná.
Veja mais medidas em vigor
- Lojas do centro comercial devem ser reabertas, funcionando das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h;
- Toque de recolher continua em vigor das 21h às 4h30, de segunda a sexta, e aos fins de semana e feriados, das 19h às 4h30;
- Retorno das atividades escolares tem previsão para 31 de agosto;
- Com relação às práticas esportivas, estão liberadas as realizadas de forma individual, sendo que as academias devem retomar as atividades no dia 13 de julho;
- Lanchonetes e restaurantes podem funcionar de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h;
- Não haverá mais o rodízio de veículos;
- Barreiras sanitárias devem continuar montadas.

