Foto: Agência Pará/Divulgação
Por G1 Santarém
Oito kits de respiradores e monitores cardíacos, com bombas de infusão, chegaram a Santarém, no oeste do Pará, na tarde segunda-feira (25) para ampliar leitos no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
O secretário regional de governo, Henderson Pinto explicou que o envio dos equipamentos para o HRBA possibilita estruturar também a unidade hospitalar de alta complexidade. Além desses kits, empresários santarenos doaram dois respirados à Prefeitura de Santarém, para também serem destinados para o hospital.
“Essa foi uma determinação do governador Helder Barbalho e com isso, o Hospital Regional do Baixo Amazonas passa de 27 para 35 leitos de UTI, destinados para pacientes de covid-19, o que vai ajudar consideravelmente na redução do número de pessoas aguardando vagas, tanto na Unidade quanto no Hospital de Campanha”, destacou Henderson Pinto.
O diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi afirmou este é um grande reforço do Governo do Estado. “Nós recebemos esses equipamentos em boa hora, afinal o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência para toda região oeste do Pará, atende aproximadamente 1.200.000 de habitantes e nós sabemos que a contaminação pelo vírus está se expandindo. Existe uma tendência forte de que a demanda aumente ainda mais, e o nosso objetivo com esses equipamentos é dar um reforço nessa guerra. Acredito que amanhã eles já estarão disponíveis para serem utilizados pela população”.