Foto: Gustavo Campos/GloboEsporte.com
Por GloboEsporte.com Santarém
Novidades no futebol amador de Santarém. A Liga Esportiva local já começou a traçar o planejamento para a temporada 2020, com direito à nova competição: o Campeonato Santareno sub-15.
De acordo com o presidente da entidade, Sandeclei Monte, a nova categoria será lançada ainda neste mês de janeiro. A competição ainda não tem formato nem participantes divulgados, mas deve ser um torneio curto.
Ainda no primeiro semestre, também serão disputadas as categorias sub-17 e sub-20.
– Vai ser bem corrido. Quando acabar o sub-15, vem o sub-17 e depois o sub-20. Vamos deixar o mês de julho livre para a Copa Norte e logo depois teremos o campeonato amador. Vamos adequar o calendário esse ano porque teremos duas equipes disputando a segunda divisão do Campeonato Paraense – São Raimundo e São Francisco – explicou o mandatário da LES.
Com certeza, os dois times poderão acompanhar a competição e utilizar vários atletas.
Além do sub-15 e do calendário mais apertado outra mudança deste ano será no sistema de disputa do Campeonato Amador. Os oito times que disputaram a competição em 2019 – América, Atlético Mararu, Flamengo da Prainha e Santo Antônio, Cristóvão, São Francisco, Tapajós e Vista Alegre – estão garantidos nesta edição.
Completarão o torneio as duas equipes finalistas do Campeonato Santareno sub-20 que servirá como uma espécie de seletiva para a categoria adulta.
A ideia da Liga Esportiva é fazer com que isso se torne um modelo para todas as competições da entidade nos próximos anos.
-Esse ano é no campeonato amador. Em 2021, a única competição que estará aberta será o sub-15. Uma equipe nova deverá começar na categoria menor e ir subindo para os outros torneios. Fazendo uma alusão ao Campeonato Brasileiro, seria como as séries A, B, C e D – concluiu Monte.
Em 2019, o Tapajós foi campeão sub-17 e amador nas competições da LES. O Atlético Mararu venceu a categoria sub-20 e a equipe do América foi a grande campeã da competição feminina.