Foto: TSE
Por DOL
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral estará em Belém, nesta quinta-feira (19), a sede da OAB-PA e no TRE-PA, para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020.
A segunda edição do Democracia Digital tem como proposta construir uma grande articulação e mobilização entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos.
As atividades do programa acontecem até o início da campanha eleitoral do ano que vem em todas as capitais brasileiras.
A estreia do projeto aconteceu em Rondônia no último dia 19 de agosto, na capital Porto Velho. Veja:
Mobilização no Pará
No dia do evento, na parte da manhã, será exibido o documentário “Democracia Digital” – uma produção Elo Company e IT&E.
Em seguida, acontecerá o debate “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia”, que será conduzido pela IT&E e o MCCE com a participação da Agência Lupa.
No turno da tarde, a agência Lupa irá ministrar a Oficina de Checagem para 30 pessoas entre colaboradores do TRE-PA e também jornalistas e estudantes selecionados pela agência.
Os profissionais e estudantes que participarem da oficina presencial vão integrar o grupo de fact-checkers da agência e poderão ser chamados a produzir checagens sobre o estado durante as próximas eleições municipais.
PROGRAMAÇÃO
9h – Apresentação MCCE (Luciano Santos, diretor do MCCE)
9h15 – Palestra IT&E (Marcio Vasconcelos, codiretor do IT&E)
9h45 – Palestra Agência Lupa (Natália Leal, diretora de Conteúdo da Agência Lupa)
10h15 – Exibição do documentário “Democracia Digital”
11h – Debate: “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia”
Moderador: Luciano Santos, diretor do MCCE
Debatedores:
Marcio Vasconcelos, Diretor do IT&E (Instituto de Tecnologia e Equidade – IT&E)
Luciano Santos, Diretor do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE)
Natália Leal, Diretora de Conteúdo da Agência Lupa
Representante do TRE-Pará (a confirmar)
Alano Luiz Queiroz Pinheiro, representante da OAB-Pará
12h – Encerramento
Serviço
Debate Desinformação em eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia”
Quando: 20 de setembro de 2019
Quem pode participar: todos que se interessarem pelo tema
Onde: OAB-Pará
Endereço: Praça Barão do Rio Branco, 93 – Campina – Belém-PA
Horário: 9h às 12h
A entrada do evento é gratuita.