Foto: Cintia Magno
Por Cintia Magno, DOL
Refletindo sobre o dever da Igreja de se aproximar de seus fiéis, o 322º Círio de Vigia de Nazaré vai às ruas do município na manhã deste domingo (08). A procissão é a mais antiga do Pará em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré e deve reunir cerca de 100 mil pessoas, segundo estimativa da organização.
Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, o padre José Carlos Silva da Cruz aponta que o tema “Maria, modelo da Igreja que se aproxima, escuta e ilumina” é um convite à reflexão durante toda a quinzena que sucede o Círio de Vigia.
“Durante esses dias de festa devemos refletir sobre essa igreja que se aproxima e vai ao encontro dos irmãos para escutá-los e para iluminá-los com o evangelho e com o nosso testemunho de igreja”, afirma. “Nós entendemos a necessidade disso porque a nossa missão enquanto cristãos é anunciar Jesus”.
Para que isso seja feito, o padre reforça que, por vezes, é preciso sair da zona de conforto e se aproximar, enquanto Igreja, das pessoas que estão mais afastadas. E é justamente isso que pretende a festividade que homenageia Nossa Senhora neste domingo, em Vigia.
“O Círio é uma festa muito esperada e que deixa um clima bonito que a gente percebe na cidade. O comércio muda um pouco, as pessoas começam a preparar as suas casas, a cidade toma outra cara e as pessoas vão entrando nesse clima, deixando essa marca bonita”, aponta.
“Mas o mais importante é aproveitar o momento para evangelizar e ser evangelizado, para o crescimento cristão e espiritual de cada um. Esse é o grande objetivo do Círio”.
Realizado desde 1697, o Círio de Vigia de Nazaré é o mais antigo do Estado do Pará e ocorre sempre no segundo domingo de setembro. Os relatos históricos apontam que a devoção à santa iniciou ainda no período da chegada dos Jesuítas ao município.
DEVOÇÃO
“Quando chegaram, os Jesuítas começaram a evangelizar e a devoção à Nossa Senhora foi surgindo e aumentando no município”, explicou o padre José Carlos Silva da Cruz. Antes que se chegasse ao grande dia do Círio, as 87 comunidades que compõem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Vigia, passaram por um momento de preparação espiritual.
Desde o dia 19 de julho, quando a imagem da Virgem de Nazaré desceu do nicho em que fica no altar da Igreja Matriz, a imagem peregrinou pelas entidades, repartições públicas e privadas e comunidades do município.
CÍRIO
O 322º Círio de Vigia de Nazaré tem saída prevista para as 7h30 deste domingo, da Igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga. A procissão percorrerá as ruas de Vigia em direção à Igreja Matriz. A chegada está prevista para as 11h30, quando será celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Carlo Verzeletti.
FESTIVIDADE
A festividade seguirá pelos próximos 15 dias, com momentos de confissão, adoração ao Santíssimo, missas todos os dias na Igreja Matriz às 18h e programação cultural. A festividade será encerrada no dia 23 de setembro, quando ocorrerá o Recírio – quando a imagem de Nossa Senhora saiu da Igreja Matriz, após missa realizada as 7h.