Home BACANA NEWS Projeto de Pecuária Sustentável chega aos municípios de Monte Alegre, Prainha e Santarém

Projeto de Pecuária Sustentável chega aos municípios de Monte Alegre, Prainha e Santarém

Projeto de Pecuária Sustentável chega aos municípios de Monte Alegre, Prainha e Santarém

Foto: Ecam/Divulgação

Por G1 Santarém

A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), se reuniu com pecuaristas dos municípios de Monte Alegre, Prainha e Santarém, no oeste paraense, para a adoção de novas técnicas de manejo sustentável, que têm propiciado além de melhora do rebanho, diminuição da necessidade de abertura de novas áreas, ou seja, menos desmatamento e mais conservação ambiental.

A expansão da Pecuária Sustentável visa o aumento da produtividade, recuperando áreas degradadas e melhorias nas condições de vida humana e animal. É uma iniciativa que apoia novas técnicas e mudanças de hábitos que fazem com que a pecuária seja vista de outra forma, mais sustentável e lucrativa.

A iniciativa da expansão da Pecuária Sustentável para os municípios surgiu a partir da consolidação do projeto Pecuária Verde, realizado em Paragominas, e tem servido de modelo para outros projetos, como o projeto implementado no município de Oriximiná, por meio do Programa Territórios Sustentáveis.

O projeto além de ser uma alternativa viável é um investimento seguro que possibilita aos pecuaristas não somente o aumento da produtividade em áreas menores (lotação/hectares), como também a autoestima dos pecuaristas e o ganho socioambiental.

“Nós abraçamos este projeto com a intenção de melhorar a questão da sanidade animal, já havíamos tido problemas com a aftosa, e eu assumi o sindicato pensando em melhorar o nosso gado, mas não pensamos em pastagem. E a gente tinha a ideia que quanto maior, melhor… hoje sabemos que é melhor recuperar o que está perto da nossa casa sem abrir novas áreas. O código ambiental tem regras e se Deus quiser vamos implantar esse projeto no município“, ressaltou o presidente do Sinpruma, Valdemar Hutin.

A iniciativa foi da própria Equipe de Conservação da Amazônia, com apoio financeiro da Associação para Preservação da Floresta Tropical da Suécia.

Em Santarém as reuniões foram realizadas na sede do Sirsan, com a diretoria de pecuária e Emater. Em Prainha, a reunião foi realizada nos dias 27 e 28 de agosto, na comunidade rural de Cupim e na sede do município. Em Monte Alegre a reunião foi realizada na plenária da Câmara Municipal para pecuaristas.