Foto: José Rodrigues/TV Tapajós
Por G1 Santarém
Um Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, propõe a criação de um sistema cicloviário no município (Siclosan). A proposta que objetiva estimular o uso de bicicletas na cidade, foi apresentada no dia 26 de junho e atualmente está em análise na terceira comissão de educação. A data para votação ainda será agendada.
O PL é de autoria do vereador Alaércio Cardoso (PRP). De acordo com o parlamentar foram realizadas reuniões com a associação dos ciclistas de Santarém e outras entidades que representam os ciclistas. A ideia é incentivar a mobilidade urbana local, através de um meio de transporte não poluente, eficiente e de fácil acesso a todos os extratos sociais.
“É notório o uso cada vez maior da bicicleta, seja por jovens e adultos, para trabalhar ou estudar, e mais ainda, como prática esportiva e lazer de forma sustentável, sendo de grande importância a normatização desse sistema no município”, pontuou.
Ainda de acordo com o vereador, o Siclosan tem como objetivo ampliar e aperfeiçoar continuamente a infraestrutura cicloviária, por meio das sinalizações e para que todos os projetos de reforma, ampliação ou construção de vias públicas contemplem o acesso e circulação de bicicletas. E também fiscalizações aos direitos e deveres dos ciclistas pelos órgãos competentes do município para total segurança não só dos ciclistas, mas para todos que trafegam pelas vias.