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Por Leo Branco, O Globo
SÃO PAULO – A ponte aérea Rio-São Paulo, serviço hoje feito pelas companhias Gol e Latam, vai ganhar mais uma concorrente às 6h15 da manhã do próximo dia 29 de agosto. Na data, a Azul, terceira maior companhia em operação no país, vai estrear no trecho que é o mais rentável do país e quarta rota doméstica com maior frequência de voos no mundo.
A companhia vai estrear em meio à reforma na pista principal do aeroporto Santos Dumont, uma obra prevista para terminar em 21 de setembro. Até lá, a Azul deve operar na pista auxiliar do terminal com cinco aeronaves do modelo Embraer 195, que carrega 118 passageiros.
Neste período, em que a Azul será a única companhia a voar para Santos Dumont, serão 17 partidas diárias de cada aeroporto. De acordo com o presidente da Azul, John Rodgerson, a frequência vai permitir um voo a cada 50 minutos entre as duas cidades.
Para garantir essa frequência, a companhia vai usar todas as 15 autorizações de pousos e decolagens (slots) em Congonhas, que ganhou da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) há duas semanas. Esses slots eram operadas pela Avianca até 23 de maio, quando a companhia em recuperação judicial deixou de operar.
Além dos 15 slots que eram da Avianca, a Azul deve remanejar outras licenças que já dispõe em Congonhas para concentrar esforços na ponte aérea. Com isso, voos do aeroporto a destinos como Porto Alegre e Curitiba devem ser remanejados a outros terminais.
Como estratégia de entrada no trecho, a companhia vai promover tarifas promocionais de R$ 99 o trecho. Pelo sistema da Azul já é possível comprar passagens para a ponte aérea. O preço mais barato encontrado pela reportagem para a estreia da companhia, em 29 de agosto, contudo, foi de R$ 168 o trecho.
Em conferência a jornalistas, Rodgerson voltou a criticar o que considera uma concentração de mercado nas mãos de Gol e Latam.
– O duopólio (Gol e Latam) está querendo manter Congonhas fechado. Com a gente entrando na ponte aérea, vai aumentar a concorrência e eles vão ter que melhorar o produto deles – diz Rodgerson.
Plano pós-reforma
Com o fim das reformas na pista principal de Santos Dumont, Rodgerson afirma que a Azul vai migrar a operação para lá. Com isso, vai empregar na ponte aérea aviões maiores – no caso, o Airbus A320neo, com capacidade para até 240 passageiros.
De acordo com o executivo, cinco aeronaves A320 já foram certificadas para operar no trecho. Como as duas pistas são consideradas curtas: Santos Dumont tem 1.323 metros; Congonhas, 1.940 metros. Guarulhos, o maior aeroporto do país, tem 3.700 metros de comprimento. Para isso, os aviões A320 tiveram adaptações nas asas e no sistema de frenagem.