Home BACANA NEWS Atleta dos EUA se ajoelha em protesto durante pódio no Pan

Atleta dos EUA se ajoelha em protesto durante pódio no Pan

Atleta dos EUA se ajoelha em protesto durante pódio no Pan

Foto: Reprodução/Twitter

Por VEJA.com

O esgrimista e modelo americano Race Imboden, 26 anos, se ajoelhou no primeiro lugar do pódio ao receber, ao lado de seu time, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, na última sexta-feira (9). Por esse gesto, o Comitê Olímpico e Paralímpico Americano disse que o atleta pode sofrer sanções. Mas o que, afinal, significa o aceno?

Em seu Twitter, Imboden explicou que foi um gesto político. Race decidiu “sacrificar” seu momento no topo, enquanto a bandeira dos Estados Unidos era hasteada, para conscientizar a população sobre as mazelas de seu país, que, ressalta, lhe é muito querido. O tuíte foi curtido por 44.100 pessoas e compartilhado por mais de 11.300.

“Racismo, a lei de armas, os maus-tratos a imigrantes e um presidente que espalha ódio estão no topo de uma longa lista”, enumera o esgrimista, ao elencar os motivos de seu protesto silencioso. A equipe americana foi premiada 5 dias após massacre em supermercado no Texas deixar 22 mortos. O principal suspeito pelo ataque, Patrick Crusius, é apoiador do presidente Donald Trump, disse estar combatendo a “invasão hispânica do Texas” e ser “contra a mistura de raça”.

Leia, abaixo, a íntegra do texto de Imboden e sua tradução:

“Precisamos pedir mudanças.

Nesta semana tive a honra de representar o time americano nos Jogos Pan-Americanos, levando para casa as medalhas de ouro e bronze. Meu orgulho, no entanto, foi diminuído por múltiplas falhas do país que é tão querido em meu coração. Racismo, a lei de armas, os maus-tratos a imigrantes e um presidente que espalha ódio estão no topo de uma longa lista. Eu escolho sacrificar meu momento hoje no topo do pódio para chamar atenção a questões que, creio, precisam ser resolvidas. Eu encorajo a todos que usem seus meios e posições em prol do empoderamento e da mudança.”