Foto: Divulgação/Lorran Marques
Por Jhonata Chaves, Jornal Barcarena
Nascido em Barcarena, mais precisamente apaixonado pela Vila do Conde, onde morou por anos, Lorran Marques, de 23 anos, faz sucesso Brasil a fora, dançando Breaking e FitDance. Nessa paixão pela dança, já conquistou diversos prêmios e colocações em concursos e apresentações pelo país.
O jovem explica que desde adolescente começou a gostar desses estilos de dança. “Comecei a me interessar pelo breaking a partir dos meus 13 anos, quando tive contato através de grupos musicais e filmes. Então fui me interessando e procurei aprender mais, conhecer como funcionava, como fazia os movimentos. E aí comecei a praticar sozinho no pátio de casa. Com o tempo fui conhecendo mais pessoas que praticavam o breaking e fui aprendendo mais coisas e participando de competições. Já o fitdance, trabalho há 3 anos com aula de ritmo. Cheguei a dar aula em Vila do Conde, Pioneiro e em quase todos os bairros de Barcarena”, disse. Com isso, são 9 anos dançando breaking e 9 meses no fit.
Lorran viajou pela primeira vez para Fortaleza, no Ceará, por meados de 2015, para buscar mais oportunidades no cenário da dança nos estilos que gosta. Atualmente é aluno do 4° semestre de educação física, na Unip, em Belém. Mas vai transferir o curso para Fortaleza, para ficar mais próximo do que ama fazer que é dançar. “Costumo dizer que o breaking salvou a minha vida. Digo que tudo que sou é graças ao breaking. Cheguei a cursar letras-espanhol na UFPA por três semestres, mas não era o que eu queria. O breaking me ensinou muita coisa como princípios, como se comportar, a ter objetivo, a ter foco. Pra mim o breaking é tudo, é a minha vida. Se um dia eu parar de fazer isso, é só quando eu morrer mesmo. Amo o que faço, tanto que largaria tudo pra escolher o breaking”, disse.
No Pará, o jovem participa dos grupos “Abaeté Crew” e BC Crew”. No Ceará, participa do Instituto Criativo Crew. Lorran já deu aula para jovens em projetos como “Mais Educação”, “Jovens do Futuro” e em demais projetos no Ceará. Para ele, dar de graça o que recebeu de graça. “Hoje levo pra mim que se algo foi me dado de graça, não vou cobrar dos outros”, disse.
O que é o breaking e o fitdance?
O Breaking é um estilo de dança de rua, parte da cultura do hip-hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente dançada ao som do hip-hop, funk ou breakbeat. Já o Fitdance é um programa de dança e diversão. Um programa que torna a vida mais divertida por meio da dança. Faz com que quem o pratica se movimente, dance e agite o corpo e a mente, elevando o bem-estar.