Home BACANA NEWS 67% dos homens da Belém estão acima do peso

67% dos homens da Belém estão acima do peso

67% dos homens da Belém estão acima do peso

Em Belém, 67,8% dos homens estão com excesso de peso. Mais de 25,3% estão obesos. Por causa dessas porcentagens, Belém é, hoje, a segunda capital do Brasil com maior número de gordinhos. É o que revela uma pesquisa do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Josimar é garçom em uma churrascaria, em Belém, e passa o dia cercado de tentações. No buffet há opções saudáveis, mas ele não dispensa uma gordurinha. Resultado: aos 28 anos, está com sobrepeso. A falta de tempo para as refeições, as beliscadas ao longo do dia e o sedentarismo estão contribuindo para esse problema com a balança. Ele almoça tarde, em média, depois das 14h.
A nutricionista oncológica Kelly fez uma avaliação do prato de Josimar. “Isso vem da nossa cultura. Temos o paladar treinado para gostar de gordura muito cedo. Diferente de outras culturas onde não se cresce orientado para muita carne e muita gordura, o paladar está mais orientado a aceitar alimentos mais saudáveis”, explica.
O maior problema não é a estética. É a saúde. O sobrepeso está relacionado a uma série de doenças crônicas e pode causar até câncer. “A gente acredita que principalmente os cânceres de color e reto em homens estão relacionados à obesidade”, diz a médica oncológica Paula Sampaio.
Depois de um ano de dieta, Janderson Lima entrou em forma. Hoje ele coloca no prato saladas e legumes, pouco carboidrato e nada de carne gordurosa. Ele chegou a pesar 150 quilos e hoje pesa 85 quilos.
“A gente precisa mudar a nossa mentalidade, viver um novo estilo de vida”, diz.