Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial na Amazônia será sediado na UFPA

Para a criação de um dos seis Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial do país, a Universidade Federal do Pará integra um consórcio de universidades brasileiras coordenado pelo professor André Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP). O novo Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (CPA IARA) está entre as seis propostas selecionadas em chamada lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Comitê Gestor da Internet (GCI.br).

O projeto pretende implementar, analisar e validar soluções em cidades dispostas a serem laboratórios abertos. O ponto de partida para as ações da Rede IARA é Canaã dos Carajás, como projeto piloto. A iniciativa visa a aportar recursos num montante de R$ 6,2 milhões para a implantação de uma sofisticada infraestrutura de cidade inteligente.

O anúncio dos novos centros ocorreu dia 4 de maio, em evento presidido pelo ministro Marcos Pontes, do MCTI. Segundo o coordenador da iniciativa pela Federal paraense, Renato Francês, a UFPA liderou um grupo de seis Instituições de Educação Superior nortistas, UFPA, Unifap, IFPA, Ufopa, Unifesspa e UFRR, que inicialmente lançaria uma proposta para que fosse a sede do centro a ser localizado na Amazônia. 

Após articulações com a USP, houve o entendimento de submeter uma proposta conjunta – o CPA-IARA. A proposta do Centro IARA, que assim foi chamado em referência à lenda amazônica, teria como finalidade recriar e aprimorar ambientes a partir de inteligência artificial, denominados cidades inteligentes, dentro do ambiente Amazônia.

Em paralelo a isso, a UFPA também já tinha em desenvolvimento um projeto específico, em parceria com a USP e com financiamento da Prefeitura de Canaã dos Carajás, para a implantação de uma cidade inteligente na região, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, que utiliza um percentual dos royalties de mineração.

“Esse projeto realizado em Canaã dos Carajás acabou sendo definitivo para a escolha da linha de pesquisa do CPA-IARA, visto que já estávamos em processo de implantação da cidade inteligente em Canaã. Além disso, o Projeto Smart City também projetou Canaã dos Carajás como a cidade piloto do Projeto IARA no Brasil”, recorda o coordenador. 

Foto: UFPA